Cursos

TEXTO PUXA TEXTO:
ESCRITA CRIATIVA — O vasto mundo da escrita
Juva Batella

(Curso a ser dado agora, set. e out., na Estação das Letras. Inscrições abertas.)

O convite:

Quem conta um romance? O que há lá dentro? Quem vive por lá? E quem é quem o lê? E um conto? O que é? Quantas histórias cabem dentro de um conto? O nanoconto existe? Quantas mil e uma histórias cabem dentro de um organismo tão mínimo? E se reescrevêssemos inícios de grandes romances e contos, mudando os focos narrativos e os tempos verbais? Outras perguntas e algumas dessas respostas cabem aqui. Está feito o convite.

O curso:

A prática e a teoria para uma escrita criativa: não é preciso “saber” escrever para saber escrever. O narrador no romance, a estrutura do conto, a crônica e o enredo, a ideia de literatura infantojuvenil. À volta de todo o curso: exemplos clássicos e contemporâneos. A literatura produzida pelos alunos será sempre reelaborada em função de novos exercícios de escrita.

*

TEXTO PUXA TEXTO:
ESCRITA CRIATIVA — O conto
Juva Batella

Objetivo — Familiarizar o aluno com a escrita na forma literária do conto, com exemplos paradigmáticos das obras de Borges, Cortázar, Hemingway e Edgard Allan Poe, entre outros. A leitura dos contos e os fundamentos teóricos serão a base para a prática em sala de aula. O material ficcional produzido pelos alunos será reorganizado em função de novos exercícios: mudanças no estilo dos textos, alterações de foco narrativo, novos direcionamentos de público alvo (textos para crianças, jovens e adultos).

Público alvo — Estudantes e profissionais ligados ao campo da produção ficcional, bem como graduados em nível superior em quaisquer outras áreas do saber — todos com interesse em desenvolver práticas de escrita acompanhadas de conhecimento literário aplicável.

*

TEXTO PUXA TEXTO:
ESCRITA CRIATIVA — Escritor adulto & Leitor criança
Juva Batella

Objetivo — Fornecer ferramentas práticas e teóricas para uma escrita criativa dirigida a um público infantil e juvenil. O que pode ser uma história? Como contar essa história? O que uma criança de hoje espera quando abre um livro? Como a criança se vê como leitora? Estas perguntas estarão sempre presentes durante o curso. Serão abordados aspectos da gramática: sintaxe e vocabulário; e de estilo: ritmos de escrita, diálogos, ganchos narrativos, modos de descrição e tempos verbais. O material ficcional produzido pelos alunos será reorganizado em função de outros exercícios.

O curso abordará aspectos da gramática: sintaxe e vocabulário; e de estilo: ritmos de escrita, diálogos, ganchos narrativos, modos de descrição e tempos verbais. O material ficcional produzido pelos alunos será reorganizado em função de vários exercícios: mudanças de formato, alterações de foco narrativo e de público alvo (quem conta para quem?). O final de todo o processo será a produção de um livro infantojuvenil.

Público alvo — Interessados em literatura e escrita criativa para crianças e jovens.

*

TEXTO PUXA TEXTO:
REVISÃO DE TEXTOS - Seja seu mais implacável revisor!
Juva Batella

Gramática: “Arte das letras”.

Objetivo — O objetivo do curso é fornecer ferramentas práticas e teóricas para que o aluno tenha total controle sobre o seu texto. Apresentaremos um panorama dos diversos tipos construção frasal nos estilos coloquial, acadêmico e literário.

• No âmbito do discurso coloquial conheceremos as linhas sutis que separam fala e escrita, ortografia e fonética, e aplicaremos tais distinções em variados tipos de texto — especialmente literários.

• No âmbito do discurso acadêmico o aluno aprenderá as normas esperadas na produção de trabalhos universitários: formatos de enunciação, regras e modelos de citação, uso de notas de rodapé, montagem de bibliografia.

• No âmbito do discurso literário trabalharemos os gêneros do discurso em seus vários aspectos: sintaxe, vocabulário e modos de narrativa nas categorias de romance, conto e crônica, e ainda suas aplicações em textos de literatura infantojuvenil.

O caráter prático do curso estará presente em todas as aulas. Todo o material textual produzido em sala será submetido a revisão e copidesque — pelo professor (modo didático/expositivo) e pelos próprios alunos (modo prático). Os mais relevantes aspectos da gramática serão trabalhados. 

Público alvo — Estudantes e profissionais ligados ao campo da escrita, bem como graduados em nível superior em quaisquer áreas do saber — todos com interesse em aperfeiçoar seu texto, com a certeza de que o resultado será um texto adequado e perfeito.





Um comentário:

  1. OI JUVA< que bom ver seu blog e poder segui-lo. Abraços de boa sorte, Cristina Band.

    ResponderExcluir